terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Vídeos sobre obras literárias


Dicas de filmes sobre a temática literária e biografias


Os filmes que serão indicados abaixo podem ser assistidos em sala de aula e servir como temas para debates e trabalhos escritos, desde que estabeleça relação com o conteúdo programático. 

As características da linguagem cinematográfica podem ser trabalhadas, a linguagem verbal e a não-verbal. Essa última é marcante em filmes pelo recurso audiovisual, que pode ser reformulado para estudo da palavra, do som, da imagem e/ou da relação entre eles. 

Há vários tipos de abordagens que o educador pode fazer de um filme como recurso pedagógico: pode se fazer uma resenha sobre o filme, um artigo, a elaboração da ficha técnica, a sinopse, uma crítica, o desenho da cena mais emocionante ou mesmo a análise da linguagem feita através do cartaz do filme, o estudo sobre a linguagem persuasiva e/ou a linguagem imperativa. 

No caso dos filmes de adaptação de obras literárias, o professor pode propor um trabalho de contraposição entre obra literária e adaptação cinematográfica. 

Vale lembrar: O filme não substitui a leitura de uma obra literária, ele pode ser um meio pedagógico para a sua  melhor compreensão.

"Morte e vida Severina" 
João Cabral de Melo Neto
(desenho animado) TVESCOLA em 24/02/2012 



*************************************

O Navio Negreiro - Tragédia no Mar

Castro Alves 

É um poema composto em seis partes publicado no livro "Os escravos" (1883), de Antônio Frederico de CASTRO ALVES (1847-1871).


Rap "O Navio Negreiro" (excerto do poema homônimo de Castro Alves), na voz de Caetano Veloso, com participação especial de Maria Bethânia e Carlinhos Brown:


*************************************

A Hora da Estrela

Clarice Lispector 


Clarice Lispector 
A última entrevista

Uma rara entrevista de Clarice Lispector, concedida em 1977, ao repórter Júlio Lerner, da TV Cultura. Depois de gravada, Clarice pediu que a entrevista só fosse divulgada após sua morte. Foi ao ar dez meses depois. Clarice morreu em dezembro de 1977, aos 57 anos.


*************************************
Inocência 
Visconde de Taunay


*************************************
O crime do Padre Amaro
Eça de Queiroz


*************************************
O Cortiço

Aluísio Azevedo


*************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário