domingo, 23 de dezembro de 2012

Redação - O que é descrição?


É uma exposição pormenorizada que pode ser feita oralmente ou por escrito. A descrição apresenta objetos, seres, paisagens e descreve emoções, qualidades e circunstâncias com palavras precisas. Qualquer coisa pode ser descrita, até nos mínimos detalhes, por palavras. Para tanto, é preciso uma boa capacidade de observação e sentidos apurados.

Como fazer uma descrição


Existem duas maneiras de fazer uma descrição: 


• Partir da visão panorâmica e, aos poucos, aproximar-se dos detalhes.



• Partir dos detalhes e ampliar cada vez mais a perspectiva, até chegar à visão panorâmica. 

Uma casa na montanha

"O que primeiro chama a atenção é a amplitude da paisagem com suas ondulações e aromas de ervas secas que vêm da terra rochosa. Próximo da casa assobradada, pinheiros bem-cuidados e o gramado verdejante são uma boa surpresa para os visitantes. A responsável por esse quadro agradável é uma velhinha de cabelos brancos, mãos calejadas e um bom humor sempre presente." 

Aprendendo a descrever

Ao iniciar a descrição pelos detalhes, privilegie os aspectos mais relevantes. No exemplo acima, assinala-se em primeiro lugar a localização da casa, com destaque para os cheiros e as cores da paisagem. Da personagem, são realçados aspectos físicos e traços da personalidade mais facilmente identificados. O sucesso dessa tarefa depende, em grande parte, da escolha adequada das palavras, um exercício complicado nas primeiras tentativas. Para chegar à forma ideal, será preciso corrigir, apagar e tornar a escrever. Com a prática, as expressões exatas fluirão naturalmente.


Pudim de Leite Condensado 
Bater bem, no liquidificador, quatro ovos e cinco colheres de açúcar. Juntar a essa mistura o conteúdo de uma lata de leite condensado e mais um copo (americano) e meio de leite de vaca. Bater novamente por mais um minuto. Despejar todo o líquido em uma fôrma de pudim previamente untada com açúcar caramelado. Cozinhar em fogo médio, em banho-maria, por cerca de 40 minutos.

Descrições

Descrição técnica



Apresenta características ou traços que definem o objeto proposto. Na descrição técnica, o autor assume uma postura objetiva, privilegiando o uso de um léxico específico, de adjetivos bem determinados e de verbos no presente do indicativo atemporal. Essa linguagem também é usada em receitas, bulas de remédios e classificações científicas.


Descrição literária

Sua finalidade principal é transmitir sentimentos (alegria, admiração, dor, tédio) ou impressões (agradáveis ou desagradáveis) que uma determinada realidade sugere ou desperta. O autor adota uma atitude subjetiva, sugerida por um léxico poético. Procura também usar comparações, metáforas e verbos no presente e no imperfeito do indicativo, buscando dar continuidade à ação. 

"Amanhecera um domingo alegre no cortiço, um bom dia de abril. Muita luz e pouco calor. As tinas estavam abandonadas; os coradouros despidos. Tabuleiros e tabuleiros de roupa engomada saíam das casinhas, carregados na maior parte pelos filhos das próprias lavadeiras, que se mostravam agora quase todas de fato limpo; os casaquinhos brancos avultavam por cima das saias de chita de cor. Desprezavam-se os grandes chapéus de palha e os aventais de aniagem; agora as portuguesas tinham na cabeça um lenço novo de ramagens vistosas e as brasileiras haviam penteado o cabelo e pregado nos cachos negros um ramalhete de dois vinténs; aquelas trançavam no ombro chales de lã vermelha, e estas de crochê, de um amarelo desbotado."
(O Cortiço, de Aluísio Azevedo)

A descrição usada no dia a dia



A descrição não é uma forma literária de uso exclusivo dos poetas e escritores. Ela também é usada frequentemente por outras pessoas quando querem, por exemplo, exprimir a alegria pela vitória num jogo ou descrever a performance de sua banda de rock preferida.


E não é só isso. Esse modo de expressão é utilizado em múltiplas atividades práticas do cotidiano: quando o encanador e o eletricista relacionam os consertos que precisam ser feitos nas instalações de uma casa; quando os médicos fazem seus relatórios clínicos ou os gerentes e administradores escrevem seus memorandos. 


Fonte: http://www.algosobre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário