domingo, 23 de dezembro de 2012

Redação - Argumentação


A arte do convencimento

No dia a dia, estamos a todo momento tentando convencer os outros a concordarem com um ponto de vista: seja em situações familiares (tentar convencer os pais a comprar um novo videogame), entre amigos (convencer que um determinado filme deve ser visto pelo grupo), na escola (convencer um colega a fazer parte do grupo para a realização de um trabalho), entre outras situações.

Conheça mais sobre a argumentação e veja como os textos devem ser estruturados para alcançar o objetivo desejado: conseguir que o interlocutor acate a ideia proposta.

Argumentação


No bullying, os agressores intimidam a vítima


Argumentar é apresentar um ponto de vista, uma opinião, por meio do raciocínio lógico, de provas, a fim de convencer ou persuadir o interlocutor (ouvinte/leitor) a acatar a ideia proposta.

Ter conhecimento das estratégias de argumentação é muito importante não só para convencer ou persuadir alguém, mas também para não ser enganado ou manipulado por discursos difíceis, como o político e o jurídico, por exemplo.

Em discussões, nada melhor para evitar gritos e exaltações: o uso de um argumento bem fundamentado pode pôr fim a muitos problemas. A falta de fundamentação, isto é, de provas consistentes, faz com que a tentativa de argumentação seja fracassada.

Convencer e persuadir

Ainda que usadas como sinônimos, as palavras não têm o mesmo significado. 

Convencer está relacionado ao fato de fazer com que o outro aceite uma ideia ou atenda a um desejo. Persuadir relaciona-se a uma imposição que é feita a alguém.

Observe os seguintes casos:


  1. A filha não queria almoçar, mas a mãe dá a ela diversos motivos para que ela se alimente e, ao final da conversa, a criança aceita comer.
  2. A filha não queria almoçar. A mãe afirma que, se ela não se alimentar, ficará uma semana sem poder entrar na internet. Ao final da conversa, a criança resolve comer.



Na primeira situação, a filha foi convencida a almoçar, pois passou a crer nos argumentos apresentados pela mãe. No segundo caso, a criança foi persuadida a comer, já que ficou com medo de não poder acessar a internet.

Estratégias argumentativas

Para convencer ou persuadir alguém, é possível valer-se das seguintes estratégias:


  • Tentação: o locutor (falante/escritor) ressalta aspectos positivos a fim de ter seu desejo atendido. É comum oferecer ao interlocutor algo de valor positivo, que atenda aos interesses do outro.

          Exemplo: Se você almoçar, eu o levo ao cinema mais tarde.
  • Sedução: o locutor (falante/escritor) ressalta aspectos positivos do interlocutor a fim de ter seu desejo atendido.

         Exemplo: Você escreve aquele texto para mim? Peço, porque você é esperto, inteligente e escreve tão bem!
  • Provocação: o locutor (falante/escritor) ressalta aspectos negativos, a fim de mexer com a vaidade do outro, baixando a autoestima.

         Exemplo: Eu duvido que você tenha coragem de ir sozinho ao mercado a essa hora comprar os ingredientes do lanche. Você é sempre tão medroso.
  • Intimidação:  o locutor (falante/escritor) ressalta aspectos negativos, a fim de intimidar, isto é, causar medo no interlocutor.

         Exemplo: Ou você come tudo ou não vai mais jogar videogame.


O texto argumentativo



A argumentação está presente em diferentes gêneros: anúncio publicitário, resenha, artigo de opinião, editorial, entre outros.

Os anúncios publicitários, tão veiculados em diferentes mídias, como televisão, rádio, revistas, jornais e internet, utilizam a tentação e a sedução como estratégias argumentativas para vender produtos, serviços ou ideias.

O texto dissertativo-argumentativo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a maior parte dos vestibulares exigem do participante a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, escrito segundo a norma padrão da Língua Portuguesa. Nele, é preciso que se faça a defesa de uma tese (uma opinião sobre o tema proposto) apoiada em argumentos consistentes, coerentes e coesos.

O que é um texto dissertativo-argumentativo?

O texto dissertativo-argumentativo apresenta um ponto de vista sobre um tema, com uso de argumentos para fundamentar a opinião e convencer o interlocutor. Analisa a temática sob diferentes perspectivas para defender uma tese (opinião do escritor).

Qual é a diferença entre texto dissertativo e texto dissertativo-argumentativo?


texto dissertativo apresenta determinado tema, informando ao leitor os aspectos mais relevantes do assunto, por isso a dissertação tem caráter expositivo. Já o texto dissertativo-argumentativo não só apresenta o tema, como vai além: utiliza argumentos consistentes para defender a tese do escritor, isto é, seu ponto de vista sobre o tema.

Fonte: http://www.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário