sábado, 22 de dezembro de 2012

O Blog como ferramenta educacional



Você tem o hábito de escrever em um diário? E textos contendo informações genéricas sobre aquilo que acontece no dia a dia? Saiba como muitas pessoas fazem isso atualmente por meio da internet.

Afinal, o que é um blog?




A internet facilita a difusão de informações e, com isso, as pessoas têm mais liberdade de mostrar seu ponto de vista. É o que fazem os redatores de blogs.
Blog é a abreviação de weblog, uma página de informações disponibilizada na internet. A diferença entre esta ferramenta e uma página de internet comum é que qualquer pessoa consegue fazer atualizações de forma rápida e sem complicações: basta acessar a página com um login e senha, escrever o que quer publicar e clicar em um botão para postar.

A maioria das pessoas utiliza os blogs para compartilhar informações pessoais, incrementando-os com fotos, poesias, música etc. Há também a possibilidade de habilitar no blog um sistema de comentários, de modo que os leitores conseguem opinar sobre o que foi postado pelo autor da página.

Como criar seu próprio blog - I


Em primeiro lugar, é muito importante decidir um “tema” para o seu blog. Veja alguns exemplos de blogs a seguir:

Blog do Planalto: traz informações atualizadas sobre fatos e acontecimentos do Palácio do Planalto. É um blog bem elaborado, com muitas informações importantes a respeito do governo brasileiro, em particular sobre a Presidência da República. IMPORTANTE: Não é um canal de comunicação direto entre o governo e a população.

SOS Mata Atlântica: blog da Fundação SOS Mata Atlântica, Organização Não Governamental que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Traz notícias atualizadas sobre projetos e eventos da ONG, bem como informações de como participar. 

Blog das Gurias: voltado ao público feminino, traz informações de moda, beleza, maquiagem, culinária, livros etc.

Blog do Tas: Blog do jornalista e apresentador de TV Marcelo Tas, com conteúdo educativo, informações sobre atualidades, além de críticas e textos do próprio Marcelo.

Como criar seu próprio blog - II


Agora que você já decidiu sobre o que vai escrever, é hora de colocar a mão na massa! O primeiro passo é buscar na própria internet um site de hospedagem para a sua página. Muitos disponibilizam gratuitamente este serviço. 

Depois de criar uma conta no site de hospedagem que você escolheu, siga os passos indicados para criar um layout. Dê um endereço e um título para o seu blog.


Dica

Antes de criar o endereço e o título do seu blog, verifique se não há nenhum outro na internet com o mesmo nome, para ninguém confundir.

Você pode incrementar sua página com fotos e vídeos. Escreva um texto bem criativo e inteligente, pois isso faz toda diferença.

Atenção!

- Tome cuidado com o que escreve na internet.  

- Não se aproprie do texto de ninguém sem consultar o autor. Você não gostaria que fizessem o mesmo com você.

- Ao citar textos de outros autores, coloque a fonte e o nome do autor.

- Não escreva informações pessoais como endereço, telefone, números de contas bancárias, senhas pessoais e números de documentos.

- Por mais que a liberdade de expressão exista, há limites para tudo: muitas vezes as pessoas acreditam que podem usar desse direito para agredir os outros. Existem leis severas contra crimes de racismo e homofobia pela internet.

- Algumas empresas costumam investigar páginas pessoais de seus funcionários. Portanto, cuidado ao escrever dados confidenciais ou opiniões pessoais sobre a empresa e colaboradores. Seu emprego pode estar em jogo. 

Com essas dicas e um bom conteúdo, certamente seu blog ficará ótimo e será muito visitado. Basta publicá-lo e divulgá-lo.

Fonte: http://www.uolhost.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário