segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Espaço reservado ao 1º ano do E. M. - Aula 02 - O texto teatral


O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.

A história em si é retratada pelos atores por meio do diálogo, no qual o objetivo maior pauta-se por promover uma efetiva interação com o público expectador, onde razão e emoção se fundem a todo momento, proporcionando prazer e entretenimento.

Pelo fato de o texto teatral ser representado e não contado, ele dispensa a presença do narrador, pois como anteriormente mencionado, os atores assumem um papel de destaque no trabalho realizado por meio de um discurso direto em consonância com outros recursos que tendem a valorizar ainda mais a modalidade em questão, como pausas, mímica, sonoplastia, gestos e outros elementos ligados à postura corporal.

A questão do tempo difere-se daquele constituído pelo narrativo, pois o tempo da ficção, ligado à duração do espetáculo, coincide com o tempo da representação.

Características do texto teatral ou dramático 
  • É escrito para ser representado por atores;
  • É organizado por meio de diálogos entre os personagens;
  • Contém os elementos básicos da narrativa (fatos, personagens, tempo e lugar), porém dispensa o narrador;
  • Exige, durante a encenação, um cenário, música, luz, figurino, maquiagem, gestos, movimentos, etc.;
  • Apresenta rubricas que são escritas com letras de tipo diferente. Elas indicam como as personagens devem falar (rubrica de interpretação) e como devem se movimentar (rubrica de movimento);
  • Apresenta um conflito, elemento da história que se opõe a outro, criando uma tensão que organiza os fatos narrados, e, consequentemente, prende a atenção do leitor ou da plateia.
  • Identifica o nome da personagem antes de sua fala;
  • O nível de linguagem é adequado à personagem e ao contexto (nível social e cultural);
  • Quando a peça teatral é longa, ela costuma ser divida em partes, que são chamados atos.
Fonte: Equipe Brasil Escola

Atenção: Esse filme  é resultado de um texto teatral. Assistam!


  1. O Auto da Compadecida é um filme brasileiro de comédia e drama lançado em 1999. Dirigido por Guel Arraes e com roteiro de Adriana Falcão, o filme é baseado no romance homônimo de 1955 de Ariano ...Wikipédia
  2. Data de lançamento10 de setembro de 2000 (mundial)
  3. Duração104 minutos
  4. IdiomaLíngua portuguesa
  5. GênerosComédia cinematográfica, Filme de aventura

Uma boa opção é a leitura na íntegra dessa grande obra


Abraços! Em breve os exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário