segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Espaço reservado ao 3º ano do E. M. - Aula 01 - Dissertação

         

Olá turma do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Prof. Eduardo Soares! Esse será o seu espaço de pesquisa, fiquem atentos para os assuntos estudados em sala de aula!

Primeiramente estudaremos alguns conceitos para a construção de um texto dissertativo, pois o ENEM e os Vestibulares estão chegando.

Mãos à obra!

Aprenda a fazer a redação do Enem passo a passo

Atenção: Fazer um rascunho é essencial para se dar bem na prova.

O formato de redação escolhido pela grande parte dos vestibulares, inclusive pelo Enem, é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual possibilita que o estudante construa uma tese inicial e a defenda diferentes pontos de vista ao longo do texto. Separamos aqui algumas dicas para você construir um bom texto. Confira!

Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova. Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação. Atenção: essa etapa é essencial para que você não fuja do tema.

Elabore o projeto de texto e escolha uma tese - Esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.

Faça a primeira versão do texto - Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas entre si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa
Introdução
Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.
Desenvolvimento
Defenda a sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.
Conclusão
Retome as ideias expostas na introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.
4º) Revise o texto: Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra expressão. Preste atenção se não existe alguma frase sem sentido perdida pelo texto e avalie se há coerência entre as ideias.

Passe o texto a limpo: Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.

Pronto! Agora é só entregar a prova e esperar pelo resultado.

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Agora 3º ano, vamos aprender sobre uma parte importante do texto dissertativo, pois muitos de vocês já me perguntaram se tema é a mesma coisa que título.

Prestem atenção as dicas! 

Você sabe o que é título? E tema? Saiba que existem diferenças importantes entre essas duas partes fundamentais para a construção textual.

Muita gente confunde tema e título. Tentarei, de alguma forma, explicar aqui a diferença entre os dois, fazendo com que você, vestibulando e futuro concurseiro, não venha a se atrapalhar na hora da prova.

Mas fique atento: o concurso ou o vestibular pode dar tanto o tema quanto o título. Cabe ao redator saber manejar as duas formas.

Caso seja dado o título, este se tornará obrigatório no início da prova, centralizado, na primeira linha (se não houver um lugar específico para ele!). Podem daí surgir duas possibilidades, o tema estar inserido nos textos de apoio que acompanham o enunciado da questão ou do título você terá que tirar o tema.

Se for dado o tema em destaque, durante ou após o enunciado da redação, você terá que falar especificamente dele, independente do assunto tratado nos textos de apoio.

Muitas bancas examinadoras não exigem o título. Na maioria das vezes ele é opcional. Porém, quando for obrigatório vai ter sempre na instrução da prova: “Dê um título ao seu texto” ou “Seu texto deve ter título” e similares. Portanto, leia com atenção as instruções da sua prova de produção textual.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE TEMA X TÍTULO:

TEMA
TÍTULO
É geralmente uma oração com começo, meio e fim, por isso tem sempre um verbo.
Normalmente não tem verbo.
É o assunto de que trata o texto.
É o resumo do que você escreveu.
Está inserido no texto, comentado, discutido, trabalhado dentro do mesmo.
Aparece antes do texto, na primeira linha ou em lugar específico.

Fique atento e não cometa esse erro!

Delimitado ou não
O tema pode vir amplo, genérico, ou já delimitado. Atenção máxima quanto a isso. No primeiro caso, pode-se pedir para escrever sobre “Violência”, por exemplo, e dentro desse tema tão universal, você ter que especificar, delimitá-lo: “A violência doméstica está crescendo no Brasil em pleno século XXI”. Pronto, agora é só começar a escrever.

Tema objetivo ou subjetivo?
Outro aspecto importante que se tem que ficar atento é se o tema é de âmbito objetivo ou subjetivo.

Para entender a diferença entre um tema objetivo e um tema subjetivo, faz-se necessário, antes, relembrar que há mais de uma forma de usar as palavras: no sentido real ou no sentido figurado. Essa diferenciação não se faz apenas no uso da linguagem escrita ou falada, mas também ao se fazer uso de outras linguagens. Explico: quando se assiste a um filme, é possível associar seu enredo a outros significados que não apenas aquele aparente; você assistiu a “Matrix”, por exemplo? Será que aquela história de se viver um mundo falso, que alguém programa para nós, não é uma grande metáfora? Vemos tudo o que existe? O que existe é real ou nossos sentidos nos enganam? O verde que você vê é o verde que eu vejo? Como saber?

Você poderá pensar desta forma também ao admirar uma pintura, uma escultura, um grafite na rua, e se perguntar: o que será que se quis dizer com essa representação? Enfim, consegue perceber a possibilidade de mais de uma leitura nas diferentes linguagens? Os examinadores esperam que você seja analítico, que faça associações, que entenda não ser mundo algo estático sócio-econômico-política e culturalmente. Então, guarde esses conceitos:

Denotação - palavra usada em sentido literal: objetividade:
Ex.: Meu coração está batendo acelerado.

Conotação - palavra usada em sentido figurado: subjetividade.
Ex.: Meu coração galopa quando te vê...



Construindo um texto a partir de um tema objetivo e um subjetivo

Vimos anteriormente que, o tema é a proposta para a redação. Você irá delimitar o assunto e a partir dessa delimitação irá formular sua tese (a afirmação central sobre o assunto, que será desenvolvida e comprovada no texto). Observe que há uma tendência de os vestibulares apresentarem o tema e uma coletânea de textos, de todos os tipos: fragmentos filosóficos, excertos literários; poemas; reportagens ou notícias de jornais e revistas; cartuns ou pinturas. Normalmente, o avaliador não deseja um texto com visão limitada sobre o assunto. Caso tenha pela frente um tema subjetivo, haverá a necessidade de se interpretar a proposta.

Observe os seguintes modelos:

Modelo com tema subjetivo

. Tema subjetivo: “Tudo o que é sólido desmancha no ar.” (Karl Marx )

. Delimitação do Assunto:
• a observação de como a história elimina estruturas aparentemente eternas.
• trata-se de uma referência às instituições, comportamentos, modelos econômicos, que se modificam no tempo.

. Tese: Nosso cotidiano parece cercado por estruturas fixas, imutáveis, sejam instituições, relações de poder, formas de vida. Mas, se dermos um passo atrás e olhamos a história, o que encontramos é uma sucessão de transformações, em que estas estruturas, que pareciam eternas, são criadas e destruídas.

Esse foi um exemplo com tema subjetivo. Vejamos um exemplo de tema objetivo. Lê-se o tema e imediatamente se reconhece sobre o que se pode falar no texto.

Modelo com tema objetivo

. Tema: Desenvolvimento e Meio Ambiente.

. Delimitação do Assunto:
• como conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente?
• estar o meio ambiente em estado de degradação é sinal de evolução da sociedade capitalista ou “involução”?

. Tese: Depois de as grandes potências econômicas passarem pelo período de exploração da maior parte dos recursos naturais existentes, e pelo completo descuido com o meio ambiente, surge a preocupação em se controlar esse processo, antes desordenado, para que se possa falar em gerações futuras.

Alunos do 3º ano B,  vocês entenderam o que é tema e título?

Se ainda não, vejam a diferença entre os dois nos exemplos abaixo:

Título: A cidade e seus problemas
Tema: A cidade de São Paulo enfrenta atualmente grandes problemas.

Título: A importância da Península Arábica
Tema: Entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Península Arábica, já que grande parte do petróleo que o mundo consome sai desta região.

Título: A criança e a televisão
Tema: Psicólogos do mundo todo têm se preocupado com a influência que determinados programas de televisão exercem sobre as crianças.

Título: As contradições na era da comunicação
Tema: Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só. 

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O título na redação do ENEM – 2013

A proposta da redação do ENEM 2013 foi Efeitos da Implantação da Lei Seca no Brasil. Colocar esta frase como título da redação é uma prova de que o candidato apoiou-se, totalmente, por falta de criatividade, dificuldade em estabelecer relações, conhecimento prévio precário ou até preguiça no tema da proposta.


Como já foi mencionado, o título deve ser diferente do tema, já que se trata do ponto de vista particular do candidato sobre ele. O título é como se fosse o cartão de visitas do texto, pois ele será a primeira parte a ser lida e, por isso, deve ser expressivo, isto é, deve chamar a atenção, de alguma forma, para o texto; é como uma manchete de jornal, que deve ser boa o bastante para levar o leitor a ler a matéria inteira. Assim, o título deve estar relacionado ao tema e à tese e deve ser, na medida do possível, criativo e nada vago.

Palavras-chaves retiradas do tema e da coletânea podem compor um bom título, mas nunca este deve ser uma cópia do tema da proposta.

Alguns candidatos colocam, como título, uma pergunta e isto é válido, desde que esta seja respondida claramente ou ao longo do texto. Outro cuidado que deve ser tomado é não interpelar o leitor no título, já que estamos falando de uma dissertação-argumentativa; para isso, verbos no imperativo, por exemplo, devem ser evitados.

Em vestibulares que pedem gêneros ao invés de dissertações-argumentativas, como a UNICAMP, deve haver uma maior atenção, pois nem todo gênero possui, em sua estrutura composicional, um título. É importante ressaltarmos isso, visto que o ensino de gêneros, no Brasil, ainda precisa ser aperfeiçoado e como é maciço o ensino de, apenas, dissertações e narrativas, há candidatos que pensam que todo texto tem título, porque só pensam nestes e não nos inúmeros gêneros que escrevemos e lemos todos os dias que, nem sempre, possuem título.

Já que o candidato se propõe a intitular a redação, que tente fazer algo criativo e bom o suficiente. É melhor deixar uma redação sem título do que criar um ruim, vago, não criativo ou, ainda, colocar como título o tema da proposta. 

Como no ENEM ele não é obrigatório, pensamos que os corretores não o considerarão nem para o bem nem para o mal, mas em outras avaliações, como os vestibulares, que têm provas de produção escrita com dissertações-argumentativas, como a USP e a UNESP, por exemplo, pensamos ser fundamental intitular as redações e, para estes, valem essas orientações.

Vejam algumas opções de títulos e redações que foram consideradas nota 1.000 no ENEM 2013:


Referências:

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3º B até a próxima aula – Prof. Claudinei


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